A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou em Mbanza Kongo, na quarta-feira [17.05.2023] , que o futuro Hospital Geral do Zaire, em construção naquela cidade, trará benefícios enormes à população, pela diversificada gama de serviços previstos.
Ao fazer o balanço da sua visita de trabalho de 48 horas ao Zaire, Esperança da Costa disse tratar-se de uma obra em pleno desenvolvimento, um hospital de referência que contará com meios de diagnóstico diferenciados para prestar melhor serviço à população.
Após uma visita de constatação às obras do referido hospital, a Vice-Presidente da República afirmou que com a sua entrada em funcionamento a população do Zaire terá um atendimento de qualidade e humanizado.
O Hospital Regional do Zaire terá a capacidade de 290 camas e deve contar com quatro salas para cirurgias, seis enfermarias para internamento, sete salas de operações, entre outras valências, devendo prestar serviços em fisioterapia, hemodiálise, imagiologia, cuidados neonatais, pediatria, maternidade e diagnóstico terapéutico, entre outros.
Lançadas em 2014, as obras de construção do edifício de três andares, com a capacidade de 318 camas, foram retomadas em Junho de 2022 e devem ser concluídas em 15 meses. A infraestrutura, avaliada em cerca de 88 milhões de dólares, está localizada na periferia da cidade de Mbanza Kongo e ocupa uma área bruta de construção de 27 mil metros quadrados.